Instituto
A Nossa Jornada
_edited.png)


Minha história
Renata Quintella é empreendedora social, palestrante e fundadora do Instituto A Nossa Jornada, organização que já impactou mais de 100 mil pessoas em 120 cidades do Brasil e em 13 países. Desde 2013, Renata dedica sua vida a promover conexões solidárias entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar, sempre guiada por uma pergunta que marcou sua trajetória: “O que eu posso fazer por você agora?”
O que começou como uma ação individual se transformou em um movimento coletivo de transformação social. À frente do Instituto, coordena ações emergenciais, programas de combate à fome, escuta ativa e fortalecimento de comunidades em situação de vulnerabilidade. Em 2025, lidera a gestão de quatro cozinhas solidárias em São Paulo, além de atuar junto ao Ministério das Mulheres na comunidade Terra Prometida, no extremo sul da capital.
Renata tem passagens marcantes por iniciativas como a construção de uma usina de oxigênio em Manaus durante a pandemia (SOS AM), a gestão de projetos na plataforma VOAA – A Vaquinha do Razões para Acreditar, e o programa Morar Primeiro, com o Instituto Alok e o Padre Júlio Lancellotti, com quem colabora desde 2020 em ações junto à população em situação de rua.
Como palestrante, já compartilhou sua experiência e visão em eventos por todo o país, impactando milhares de pessoas com sua fala sobre empatia, escuta e ação. Em 2016, foi escolhida para carregar a Tocha Olímpica, reconhecimento pelo seu trabalho inspirador e transformador.
Renata acredita no poder de uma ação para mudar uma realidade e dedica sua trajetória à construção de um mundo mais justo e humano, onde a solidariedade é prática cotidiana.
“Uma ação pode transformar uma comunidade. Quando nos colocamos a serviço do outro, criamos um mundo mais justo e humano.”